top of page

A HISTÓRIA POR TRÁS DE 'FLAME'


Flame é o primeiro shoegaze que escrevi. Na verdade, depois que essa música foi escrita, percebi que queria ser um músico de rock alternativo influenciado por este gênero que tanto amo.


Antes de começar a fazer música como DKANDLE, eu toquei em três projetos musicais: a banda industrial-grunge Pregnant Felix, o projeto de música eletrônica Colortronic e o projeto de electro-rock Aliencore. Depois de um tempo, percebi que ter três projetos musicais ao mesmo tempo não é realmente uma grande ideia, porque exige muito tempo e esforço apenas para fazer um projeto acontecer, pior ainda quando se tem três ao mesmo tempo... Eu não tinha tempo para me dedicar a todos eles, mas não sabia o que fazer. Então, no início da pandemia de 2020, recebi um convite de Mario Bross, vocalista e guitarrista da banda brasileira de shoegaze Wry, para fazer um remix para sua música 'Tumulto, Barulho e Confusão', que aceitei de bom grado. Ele me convidou porque eu havia escrito um remix para eles antes com o Aliencore, para a música 'Come and All', que a banda havia gostado muito. Não sei como definir o gênero desse remix; talvez se possa chamar de 'electro-trip-hop' ou algo do gênero... Agora eu queria tentar fazer um remix de shoegaze.


Eu nunca havia escrito nenhum shoegaze antes, eu não tinha ideia de como a música viria à vida, mas decidi apenas tentar. O Mario me enviou as notas da música, que são F, G, C e D. Com base nisso, eu simplesmente peguei minha guitarra, escolhi uma configuração de pedal de som legal e tentei escrever algo com essas notas. Então, do nada, escrevi uma música usando apenas as notas F, G e C. Tentei incluir D também, mas não se encaixou na música, então a deixei de fora. Gravei uma demo e coloquei a voz do Mario sobre ela, e achei que soou muito legal. Depois gravei a parte da bateria usando meu MC-307 Roland Groovebox, e finalmente gravei o baixo. No final, adicionei mais efeitos de pedal, e foi isso - a música ganhou vida. Fiquei muito satisfeito com o resultado. Enviei para o Mario, e depois de um tempo, ele respondeu dizendo que eles estavam na verdade procurando por um remix dance, sem guitarras. Mas eu não queria descartar a faixa, porque eu gostei muito. Então pensei: Bem, eu gosto muito de shoegaze, e agora percebi que ter três bandas ao mesmo tempo é muita coisa, então acho que vou começar um novo projeto orientado para o shoegaze e me dedicar apenas a ele de agora em diante, não desistindo dos outros projetos - eu posso gravar novas músicas no futuro sob eles - mas agora, vou me dedicar totalmente a este novo projeto.


Então decidi chamar este novo projeto de DKANDLE, e o seu primeiro single seria este novo shoegaze que eu tinha acabado de escrever. Eu só reescreveria os vocais, então criei novas linhas vocais (mas ainda mantive um sample da guitarra de 'Tumulto, Barulho e Confusão' na introdução).


Depois de gravá-la e produzi-la, enviei-a para o Kenneth Estrada, do Canal Berlin Shoegazer no Youtube, para masterizar a faixa em seu gravador de cassetes Tascam. Este processo faz com que o timbre da música soe mais orgânico, vívido e colorido. Curti muito o resultado final, Kenneth acertou em cheio em sua produção de masterização.


'Flame' foi lançado em 13 de maio de 2022 em todas as plataformas de streaming. O single fará parte do álbum de estreia do DKANDLE 'Mondano', que será lançado em 23 de setembro de 2022, com 9 faixas. Antes disso, vou lançar o single 'Stampa Clandestina' em 29 de julho.


O videoclipe oficial de 'Flame' ficou pronto em 15 de julho e foi produzido por mim, com cenas gravadas nas seguintes cidades: Veneza, Milão, Florença, Pistoia e Roma.


Enjoy!



0 visualizaciones0 comentarios

Комментарии


bottom of page